StarKids

Com a ADCA e o projeto StarKids, todas as crianças estão em primeiro lugar!

starkids@adca.pt

+351 916 700 044

Rua Padre António Caldas, 1709

4810-246 - Guimarães

Subscreva a nossa Newsletter!

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Instagram

ADCA | Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes © 2019 |  Política de Privacidade e Proteção de Dados

Os nossos Super-Heróis vão ter que aprender os poderes EmPower para superarem os desafios de cada planeta e vencerem os vilões!

Os meninos e meninas vão ter 4 desafios por mês em cada um dos 8 planetas onde vão aprender e potenciar as suas competências linguísticas, vestindo a capa de um Super-Herói numa aventura pela galáxia dos StarKids!

No Planeta Colorido muitas aventuras nos esperam...

O Início

NutriPower

Nutrição

O Planeta Fogo vamos conquistar!

Os Starkids aterraram no novo planeta, com uma roupa super, híper mega especial, porque eles estavam à espera de sentirem muito calor e estavam com medo de se queimar. Mas quando lá chegaram depararam-se com um planeta gelado e seco. Mais parecia um deserto escuro e assustador.

Antes, os habitantes neste planeta eram bem-dispostos, calorosos e adoravam dançar. E, por isso, organizavam todos os anos um Festival do Fogo. Neste festival os habitantes dançavam e cantavam durante um mês inteiro.

Mas este ano, as coisas eram diferentes! O Guru Puru, chegou e afastou o sol! Como ele era feito de pau, tinha medo de se queimar, por isso afastou o sol e colocou uma pedra gigante em todos os vulcões espalhados pelo planeta para o calor deixar de existir! O vilão estava habituado a combater nos mares e rios gelados dos glaciares e decidiu tornar este planeta muito friooo, tal como estava habituado a ver noutros planetas!

 

As pessoas entraram em stress e começaram a ficar agressivas e desorientavam-se com facilidade. Esqueceram-se de todos as coisas boas que o planeta tinha antes do vilão aparecer. Sentiam que nunca foram felizes ou que nunca aconteceram coisas boas.

Além disso, o facto de o planeta estar gelado e fogo, também significava que as suas terras já não davam alimentos bons! Isto porque os vulcões ajudam a tornar as terras mais férteis e ricas em legumes, leguminosas e árvores de fruto!

Tinha de se fazer qualquer coisa, porque se esta situação continuasse, os habitantes do planeta teriam de comprar apenas alimentos embalados e vindos de outros locais e, por isso… muito menos saudáveis!

NutriPower

Exemplo de atividade da aula:

O supermercado vem à sala de aula.

As crianças serão divididas em vários grupos.

Primeiro, deverão reorganizar os alimentos dentro do supermercado "construído" na sala por cada uma das categorias e grupos alimentares a que pertencem (ex. grupo dos lacticínios, das frutas, etc.) e colocar nas estantes e/ou frigoríficos.

De seguida, é entregue a cada grupo, um cesto das compras, para que de forma autónoma façam as compras e escolhas mais adequadas para levar para casa.

Cada grupo, com os alimentos que selecionou deverá elaborar um “dia alimentar”, identificando as várias refeições do dia e o que as compõem.

Objetivo da atividade:

Identificar os diferentes grupos de alimentos, organizando as várias secções do supermercado;

Selecionar opções alimentares adequadas a uma alimentação saudável, através do momento da “compra” dos alimentos;

Planificar um “dia alimentar” de acordo com as opções selecionadas;

Diferenciar as várias refeições, que decorrem ao longo do dia e os alimentos que as compõem;

Incentivar para uma alimentação variada ao longo do dia, com a presença dos alimentos dos vários grupos alimentares;

Estimular o trabalho em equipa e a entreajuda dos participantes.

Esta e muitas mais atividades realizadas em 4 aulas mensais para cada Planeta.

Saiba mais sobre as atividades do Programa NutriPower!