StarKids

Com a ADCA e o projeto StarKids, todas as crianças estão em primeiro lugar!

starkids@adca.pt

+351 916 700 044

Rua Padre António Caldas, 1709

4810-246 - Guimarães

Subscreva a nossa Newsletter!

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Instagram

ADCA | Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes © 2019 |  Política de Privacidade e Proteção de Dados

Os nossos Super-Heróis vão ter que aprender os poderes EmPower para superarem os desafios de cada planeta e vencerem os vilões!

Os meninos e meninas vão ter 4 desafios por mês em cada um dos 8 planetas onde vão aprender e potenciar as suas competências linguísticas, vestindo a capa de um Super-Herói numa aventura pela galáxia dos StarKids!

No Planeta Colorido muitas aventuras nos esperam...

O Início

EmPower

Psicologia

Missão no Planeta Colorido!

A Fadinha dos caracóis mandou um alerta para os seus super relógios e partiram em missão para o Planeta Colorido!

Chegaram ao Planeta e ficaram logo enjoados com o cheiro doce e pesado. Numa primeira vista parecia tudo docinho e saboroso, mas mal conseguiam andar naquele planeta de tão pegajoso que era. Não podiam acreditar no que estavam a ver! Começaram a explorar o planeta e viram estradas e pontes feitas de gomas, prédios e casas feito de bolachas, tetos de chocolate e chaminés de sugos. A enfeitar os seus jardins haviam árvores feitas de chupa-chupas e flores em formas de gelados.

Neste planeta os doces tinham efeitos nas pessoas e diferentes formas. Davam tanta energia aos habitantes que eles não conseguiam parar ou até ficavam tão preguiçosos que nem suportavam andar. Os sentimentos e as emoções estavam a tornar-se confusos, os habitantes nem sabiam o que pensar ou sentir.

Foi por isso que a Timmy dos StarKids se sentiu mal, ela ficou tão confusa com todos aqueles doces que as suas ideias trocaram com os sentimentos e ela já nem sabia o que fazer…

 

“Vamos ter de perceber como as emoções funcionam, para poder trazer a nossa Timmy de volta. Temos de perceber porque é que o seu corpo está a reagir desta forma.” – disse a Conceição Solução. Ela tinha sempre ideias geniais.

 “Bora lá! Todos juntos as emoções e as suas cores vamos conhecer, para os poder controlar! Mas para isso, vamos conhecê-las primeiro!”.

EmPower

Exemplo de atividade da aula:

Antes de iniciar o desafio, as crianças terão um nomear as emoções que conhecem (medo, raiva, alegria, tristeza) e a terapeuta irá guiar as crianças de modo a perceberem qual é a cor associada a essa emoção.

Depois de terem conhecimento das emoções e as cores associadas vai iniciar o jogo Twister das Emoções. Em duas equipas, uma irá rodar a roleta e a cor e a parte do corpo que sair, os adversários vão manter em segredo. Vão dizer apenas: “Quero que ponhas o teu joelho direito em cima da cor da emoção que tens quando…” e dar um exemplo do seu dia-a-dia (receber um presente, ficar de castigo, magoar-se, entre outros). Ou seja, a criança que estará em cima do tapete terá de colocar um membro (braço, perna, rabo, entre outros) na cor correta.

Objetivo da atividade:

Associar cores a diferentes situações;

Compreender que situações despoletam determinadas emoções

Esta e muitas mais atividades realizadas em 4 aulas mensais para cada Planeta.

Esta e muitas mais atividades realizadas em 4 aulas mensais para cada Planeta.

Saiba mais sobre as atividades do Programa EmPower!